segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

AGAVI participa ativamente das ações de promoção dos vinhos brasileiros. Em 2013 foram mais de 200 eventos.

Entidade continua defendendo ações que aumentem o consumo de vinhos e a redução da carga tributária

Não é nenhuma novidade que a carga tributária no Brasil tem inviabilizado muitos empreendimentos e engessado o crescimento de nossa economia. Desta anomalia gerencial o setor vitivinícola nacional não está imune, ou seja, também sofre os resultados de uma política governamental que está mais preocupada em arrecadar do que estimular efetivamente os setores produtivos.

Mesmo assim, representantes de entidades deste setor apostam na continuidade de ações de promoção e divulgação de vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros como forma de estimular o consumo e também na ampliação das ações que pressionem, principalmente o governo federal, a corrigir as distorções tributárias que, no caso dos vinhos, significa um dos principais gargalos que impedem uma competição saudável, especialmente com os importados.

A seguir, inserimos entrevista com o Diretor-Executivo da Agavi, Darci Dani que acentua a parceria da entidade com o Ibravin nas ações de promoção do vinho brasileiro e destaca a necessidade cada vez maior de ações que estimulem o aumento do consumo.


1) QUAIS AS PRINCIPAIS AÇÕES DE PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO VINHO BRASILEIRO APOIADAS PELA AGAVI?

Darci Dani– Além de apoiar os eventos realizados pela Phoenix Projetos e Gestão de Eventos junto às principais redes varejistas do país, a Agavi apoia as comemorações do Dia do Vinho aqui na Serra, os concursos Melhores Vinhos de Flores da Cunha, Caxias e Farroupilha e todas as ações que o IBRAVIN promove.

2) QUAIS AS PRINCIPAIS AÇÕES DA ENTIDADE NAS RELAÇÕES COM O MERCADO ?

Darci Dani – Estamos sempre junto ao IBRAVIN promovendo encontros para buscar a ampliação do espaço nas gôndolas.

3) E COM OS ÓRGÃOS DO GOVERNO, QUER ESTADUAL COMO FEDERAL?

Darci Dani – Com estes estamos buscando um benefício fiscal para as empresas que agregam valor no RS, conseguimos que o crédito da Taxa da Uva fosse feito pela data do pagamento e não conforme o vencimento, isso propiciou que as empresas não perdessem o crédito do valor pago. Com os demais estados da federação estamos buscando uma equalização do ICMS sobre o vinho.

4) É POSSÍVEL ENUMERAR AS PRINCIPAIS AÇÕES QUE BENEFICIARAM O SETOR E QUAIS SÃO ELAS?

Darci Dani – Nós estamos sempre apoiando as ações que o IBRAVIN promove para melhorar a imagem do vinho brasileiro, dos espumantes e do nosso suco de uva, como participação em feiras e eventos, nas reuniões com as principais redes de supermercado buscando ampliar o espaço nas gôndolas.  Foram mais de 200 ações neste ano.

5) EXISTE ALGUM PROJETO ESPECIAL A SER DESENVOLVIDO PELA ENTIDADE EM 2014?

Darci Dani – Ainda não temos nada em especial, mas certamente a busca pela redução da carga tributária sobre o vinho engarrafado aqui no nosso estado será perseguida, a redução do ICMS sobre os vinhos e derivados da uva e do vinho nos outros estados é outro tema a ser perseguido. Em nosso planejamento está prevista uma grande quantidade de recursos e que serão usados na ampliação do mercado para nossos produtos. Estamos e estaremos atentos para que estes recursos nos ajudem efetivamente no aumento do mercado, ou seja, mais vendas e mais consumo. 

( Por Jorge Franco – Phoenix/Assessoria).