segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Casa Gilioli e seus vinhos de uvas brasileiras


Em parceira com a Embrapa, surge novas cultivares de uvas brasileiras, onde a Casa Gilioli deu origem a marca TERRABELLA e Frisante Sol&Lua, fazendo parte do arrojado e novo desafio da Vinícola Gilioli em produzir uvas e elaborar vinhos e sucos com cepas brasileiras.

BRS Lorena é uma uva branca desenvolvida pela EMBRAPA para a região da serra gaúcha. Com o objetivo de inovar elaboração de vinhos brancos e pelo seu alto poder agronômico, a uva Lorena resultou em vinhos aromáticos e de alta qualidade. Cor esverdeada brilhante, com aroma exuberante de frutas tropicais como abacaxi e maracujá podendo ser seco, demi-sec e suave.


A uva para vinho tinto vitis cinérea BRS Margot  foi obtida a partir do cruzamento de Merlot e Villard Noir. Identidade e características da serra gaúcha onde a Vinícola Gilioli juntamente com a EMBRAPA trabalhou para desenvolver a variedade que se adaptasse ao solo e clima da serra gaúcha, desafiando viticultores e enólogos para elaboração do vinho de uvas brasileiras, criando o elemento diferencial da variedade Margot.


Com características complexas e elegantes, um vinho para ser consumido jovem tomado todo o dia. Leve com aromas que lembra frutas vermelhas maduras, é macio, descontraído e tem frescor agradável e equilibrado.

Em 1878, a família de Luigi Gilioli, vinda da Itália foi uma das primeiras a chegar no Rio Grande do Sul e instalou-se na XIV Légua de Caxias do Sul, hoje Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, a identificação dos vales e montanhas com suas origens, somadas ao amor a terra e o cultivo da videira trazida de seus antepassados, a família Gilioli desde então plantou suas videiras e elaborou os vinhos para o consumo da própria família e para os amigos. Com o grande sucesso de seus vinhos artesanais ficaram muito conhecidos regionalmente e assim foi por mais ou menos um século. Surge na década de 80 a Vinícola Gilioli, criando a marca Casa Gilioli e nos anos seguintes são agregados novos produtos além dos tradicionais vinhos de mesa, vinhos finos, espumantes e sucos de uva. 

Conheça a completa linha de produtos da Vinícola Gilioli acessando o site: www.vinicolagilioli.com.br