quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vinícolas pagarão menos pelos insumos usados na elaboração de vinhos e sucos de uva


Empresas já podem se beneficiar de créditos do ICMS na compra dos produtos

Enquanto uma reforma tributária que não penalize quem produz e o fim da guerra fiscal não são aprovadas pelo Congresso Nacional, o setor vitivinícola recebeu com satisfação o Informe 13011 de 16/09/2013 da Secretaria Estadual da Fazenda permitindo que as vinícolas gaúchas possam se beneficiar de crédito fiscal do ICMS na compra de uma significativa lista de insumos e materiais utilizados na elaboração de vinhos e sucos de uva. 

Os efeitos da medida já estão em vigor e devem gerar benefícios imediatos, especialmente na redução dos custos de produção. O crédito fiscal foi solicitado pelo Ibravin e pela Asbrasuco à Secretaria da Fazenda que, após avaliação realizada por técnicos da Receita Estadual nas empresas, liberou o acesso ao crédito.

Para o diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi) Darci Dani, a possibilidade de acesso aos créditos fiscais do ICMS “ vai impactar positivamente nos custos de produção, pois atinge os insumos usados no processo de elaboração, clarificação e filtragem de vinhos e sucos”. Dani esclarece que todas as empresas que produzem vinhos e sucos de uva serão beneficiadas pela medida.

Jorge Franco - Diulgação Phoenix Eventos